sábado, 30 de junho de 2012

ENCONTRO DOS BISPOS REFERENCIAIS COM OS DEMAIS GRUPOS DE ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

Em Brasília, DF, entre os dias 27 a 30 de junho de 2012, está ocorrendo o encontro dos bispos referenciais com os demais grupos da Animação Bíblico-Catequética para refletirem a motivação das dioceses no processo iniciático. 
D. Jacinto acolheu a todos e partilhou o trabalho como bispo referencial da comissão. Houve apresentação da síntese dos relatórios enviados pelos regionais da CNBB com esperanças e desafios. Dom Peruzzo fez a análise de conjuntura da Igreja, seguida da discussão dos desafios e esperanças identificados e apresentação de soluções para o resultado.
O Rev. Dr. Erni e Marcia, representando a SBB apresentou um histórico do acesso das pessoas à Bíblia e apresentou o projeto Lectionautas, construído em parceria da CNBB, CEBIPAL, SBB e Sociedades Bíblicas Unidas. 
D. Juventino Kestering apresentou as primeiras pistas para um roteiro de Iniciação à Vida Cristã, que foi refletido e trabalhado por quatro grupos que discutiram e apresentaram propostas de itinerário de iniciação à vida cristã com adultos, jovens, adolescentes e crianças. Em plenário foram apresentadas as sugestões a serem apreciadas pelos presentes, que aprovaram a criação de uma equipe de elaboração do texto propositivo a ser experimentado por paróquias e dioceses pelo período de dois anos, sendo avaliado após esse período e apresentado um documento final. 
Fechando a reflexão do dia, Regina Mantovani apresentou o trabalho conclusivo das Escolas Bíblico – Catequéticas, resultado do trabalho feito pelos grupos da ABC nesta última década.
Amanhã ocorrerá o fechamento deste encontro, que tem apresentado um trabalho prático para o processo iniciático proposto para a Igreja do Brasil.(Manuel Freixo dos Santos)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Congresso Teológico marcará celebração do Ano da Fé e dos 20 anos do Catecismo


Três comissões episcopais da CNBB estão unidas na organização do Congresso sobre os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica e o Ano da Fé. O evento está marcado para os dias 7 a 9 de setembro de 2012 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba (PR).

Em mensagem dirigida aos bispos, presbíteros, diáconos, agentes de pastoral, formadores de seminários, professores e estudantes, os organizadores do Congresso apresentam a proposta do evento, que terá a participação do arcebispo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, dom Luis Francisco Ladaria. 



As inscrições podem ser feitas no site da CNBB até o dia 19 de agosto, e o valor a ser pago é de R$ 100 (cem reais - não incluído alimentação nem hospedagem). Aos que desejarem um certificado de extensão universitária, deverão selecionar a opção no ato da inscrição, ao custo de R$ 10 (dez reais).


Para visualizar a programação completa do congresso e fazer a sua inscrição, clique no link abaixo:

sábado, 23 de junho de 2012

XXVI Encontro e Assembleia da Animação Bíblico-Catequética do Regional SUL 1


Comissão de Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul  vai realizar, no mês de julho, o XXVI Encontro e Assembleia da Animação Bíblico-Catequética do Regional SUL 1, que acontecerá nos dias 20 a 22 de julho de 2012, no Centro de Formação Santa Fé – Anhanguera – São Paulo, SP.

O Tema para o encontro será:
· A Mística para a caminhada catequética no Regional Sul 1
· Escolas Diocesanas de Animação Bíblico-Catequéticas – Orientações da CNBB
· Comunicados da Comissão nacional sobre eventos previstos para o 2º semestre de 2012

Esse Encontro é destinado aos coordenadores de catequese das Dioceses do Regional Sul 1 e restrito a 5 participantes por diocese (preferencialmente da equipe de coordenação diocesana).


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Saber trabalhar em equipe e com projetos

Os deveres de quem é chamado a atuar nessa perspectiva são de enorme amplitude. Impossível imaginar um agente isolado e dotado de todas as competências necessárias. Uma das qualidades indispensáveis é saber  trabalhar em equipe e em rede. Aliás, toda a ação pastoral, na perspectiva da comunicação e da cultura, será significativa se souber construir uma trama de relações eclesiais  e sociais vasta, articulada e qualificada. A perspectiva mais realista parece ser a de formar grupos de animadores que trabalhem conjuntamente, perseguindo projetos específicos, também em nível setorial, vicarial, diocesano ou regional, quando forem de difícil realização nas paróquias isoladas.
(parágrafo 131 do estudo da cnbb 101 - a comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Celebração para o DIA DO CATEQUISTA - 2012


QUERIDAS(OS) CATEQUISTAS!

É certamente já uma tradição consagrada celebrar a diversidade das vocações na Igreja, durante o mês de agosto, e entre elas a vocação de catequista. No último domingo do mês se destaca o “Dia da(o) Catequista”. Neste dia se faz a experiência, tão recomendada pelo Diretório da Catequese, de unirmos sempre mais intimamente liturgia e catequese, para chegarmos a uma catequese litúrgica.

Também existe um hábito saudável da Comissão Bíblico-catequética da CNBB: oferecer uma proposta de celebração para o Dia da(o) Catequista. Sabemos que em toda parte já existem experiências magníficas de preparar estas celebrações com muita criatividade e grande unção. Mas também acreditamos que algumas indicações em nível nacional podem servir de inspiração para enriquecer as propostas locais.

Neste espírito de partilha e sintonia, oferecemos com simplicidade este pequeno subsídio. Esperamos que ajude a reforçar a beleza e grandeza dessa vocação tão fundamental para a vida e a missão da Igreja. E queremos nos alegrar profundamente e cantar louvores ao Senhor nesse dia, por tantas vidas a serviço do processo de educação da fé em nossas comunidades. 

QUE DEUS ABENÇOE TODAS (OS) AS(OS) CATEQUISTAS DO BRASIL! O DIA DA(DO) CATEQUISTA SERÁ CELEBRADO NO DIA 26 DE AGOSTO
Preparando o ambiente: Círio Pascal e Bíblia em destaque, outros símbolos que representem o servir do ministério catequético (conforme realidade local). Obs.: Os símbolos podem já estar em local visível ou ser levados na procissão de entrada por catequistas e catequizandos.

1 – Chegada: silêncio, oração pessoal (com fundo musical)

2 – Canto de entrada: “Missão de todos nós”, ou “Discípulos e Missionários”, ou outro mais conhecido da comunidade.

3 – Sinal da Cruz e saudação inicial

4 – Recordação da vida (sentados)

Animador: Neste dia de ação de graças pela vocação da(o) catequista, nos reunimos em torno da Mesa da Palavra de Deus e da Mesa da Eucaristia, para celebrar a presença do Ressuscitado. Ele é a razão da nossa fé, que a catequese quer despertar e amadurecer.

Queremos aproveitar a ocasião para expressar nossa alegria e gratidão pelo lindo presente que nossos bispos nos deram, o novo Documento com o nome: “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus na Missão da Igreja”. Resume bem nosso agir na catequese: somos antes de tudo discípulos, que escutam e aprendem do mestre, para então ser servidores da Palavra através do testemunho e do anúncio, e assim colaborar na missão de realizar o Reino de Deus.

Neste ano também trazemos presente os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, os 40 anos do Ritual da Iniciação Cristã de Adultos (o RICA) e os 20 anos do Catecismo da Igreja Católica. São todos marcos significativos na história da catequese. Por isso, o papa Bento XVI proclamou um Ano da Fé a partir de outubro , para reavivar e atualizar estes acontecimentos, que como Maria guardamos em nosso coração. (Sugestão: que esses documentos sejam apresentados nesse encontro).

5 – Ato penitencial – Introdução bem objetiva relacionando-o com as motivações colocadas.

6 – Glória – Escolher uma melodia conhecida e bem vibrante.

7 – Oração do dia...

8 – Liturgia da Palavra (Do 21º Domingo do Tempo Comum)
• 1ª Leitura: Josué 24,1-2a.15-17.18b
• Salmo: 33 (cf. Lecionário)
• 2ª Leitura: Efésios 5,21-32
• Evangelho: João 6,60-69 (sugestão: proclamar duas vezes o Ev. uma vez que será objeto principal da leitura orante na homilia).
• Homilia (em forma de leitura orante).

1º Passo – LEITURA: O QUE DIZ O TEXTO?

Para ajudar:
• No capítulo 6 do Evangelho de João, Jesus faz primeiro o povo viver a experiência do sinal messiânico da partilha do pão.
• A partir desse fato, começa a fazer uma catequese sobre o Pão do Céu, que é Ele próprio, e insiste na necessidade de comer sua carne e beber seu sangue para participar do seu projeto de vida.
• O texto proclamado hoje relata a reação dos ouvintes diante dessa linguagem que Jesus usa. São palavras duras para muitos, que se escandalizam e de fininho vão caindo fora.
• Jesus aproveita a crise que isto gera para testar a firmeza ou não dos seus principais companheiros, os 12. 
• Estes, no entanto, reagem bem, e Pedro em nome de todos faz esta fantástica profissão de fé: “Tu tens Palavras de Vida Eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que Tu és o Santo de Deus”. É a expressão equivalente à de Josué e ao povo de Israel quando proclamam: “ Nós serviremos ao Senhor, porque ele é nosso Deus”, que vimos na 1ª leitura. São profissões de fé históricas.

2º Passo - MEDITAÇÃO: O QUE DIZ O TEXTO PARA MIM/ PARA NÓS, HOJE?

Para ajudar:
• Nossa catequese de iniciação à Vida Cristã tem como meta principal conduzir à experiência pessoal com Jesus e ao compromisso com seu Projeto. A partir desse texto podemos perguntar:
• Que imagem de Jesus apresentamos? Temos coragem de mostrar as exigências que o discipulado traz ou apenas falamos das coisas bonitas, para não assustar?
• A fé que despertamos no processo catequético é uma fé superficial, que se escandaliza diante das “durezas” da caminhada, ou é uma fé fundamentada na Palavra de Deus, que resiste mesmo diante dos duros desafios que a vida hoje apresenta?
• Como catequistas, somos daqueles que abandonam tudo quando o processo catequético fica “pesado”, ou seguimos firmes como os 12, confiando nas palavras de vida eterna?
• Temos a disposição de Josué e do povo de Israel, que abandonaram os ídolos para proclamar: “Nós serviremos o Senhor, porque ele é nosso Deus”? Somos verdadeiros servidores da Palavra de Deus na educação da fé em nossas comunidades?

3º Passo – ORAÇÃO: O QUE O TEXTO ME LEVA/ NOS LEVA A DIZER A DEUS?

Preces espontâneas, ou versículos de Salmos, ou mantras...

4º Passo – CONTEMPLAÇÃO: COMO O TEXTO ILUMINA O MEU/ O NOSSO AGIR?

Fazer silêncio para mergulhar no Mistério de Deus. E depois assumir algum compromisso concreto (pessoal ou comunitário), em vista de sermos discípulos e servidores sempre conectados à fonte da Palavra.

9 – Liturgia Eucarística (Intercalada com cantos apropriados)
10 – Ritos Finais:
Rito de Envio: Uma vez que focamos principalmente o “servir” no processo de educação da “Fé”, sugerimos que neste momento o presidente da celebração, como catequista primeiro da comunidade, acenda no Círio Pascal velas menores e as entregue a todas(os) catequistas presentes. Com as velas acesas em uma das mãos e a oração da(o) catequista na outra, podem rezá-la juntos, como renovação de seu serviço à Palavra de Deus e à vivência da fé nesta comunidade:

ORAÇÃO DA(DO) CATEQUISTA:

SENHOR,
Como os discípulos de Emaús, somos peregrinos.
Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em comunidades 
orantes e acolhedoras,
Testemunhas de fé, de esperança e de caridade.
Abre nossos olhos para reconhecer-Te 
nas situações em que a vida está ameaçada. 
Aquece nosso coração, 
para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar a tua Palavra, 
fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar e comungar do Pão, 
alimento para a caminhada. 
Permanece conosco!
Faze de nós discípulos missionários, 
a exemplo de Maria sempre fiel,
sendo testemunhas de tua Ressurreição.
Tu que és o Caminho para o Pai. Amém! 


Projeto Gráfico, Capa e Diagramação: Sara Nunes Silva Brito


Fonte: www.catequeseebiblia.blogspot.com