sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Diocese de Guarulhos realiza III Congresso Diocesano da Animação Bíblico-Catequética


Em atendimento ao plano pastoral de nossa Diocese, foi realizado o 3º Congresso Diocesano de Catequese, nos dias 24 e 25/11/12. Com o tema: Catequese: Caminho para o mistério "Quem me vê, vê o Pai" (Jo 14,9)  refletimos os rumos da Evangelização em nossa Diocese.

Este Congresso foi realizado em um ano muito propício, já que estamos celebrando o Ano da Fé. Nosso objetivo é despertar uma reflexão bíblico-catequética tendo em vista a iniciação à Vida Cristã, despertar o aspecto mistagógico como um caminho formativo de catequistas, abordando a mística como experiência do mistério da vida de Jesus e para o discipulado missionário. 

“O Catequista é aquele que encontra Cristo, descobre como “Caminho, Verdade e Vida”, faz com Ele uma experiência pessoal profunda e por isso é capaz de apresentá-lo, não como doutrina, mas, como pessoa que modifica, que transforma, que desestrutura toda maneira de ser, de pensar e agir”.[1]

A Catequese como caminho para o discipulado traz presente a necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo e conseqüentemente o seguimento e a missão: todo discípulo é missionário. São as duas faces de uma mesma realidade, conforme afirma o Documento de Aparecida. O discípulo missionário será atuante e desenvolverá a missão nos vários âmbitos da sociedade: família, comunidade, escola, trabalho. Portanto, o discipulado acontece no mundo e está aberto às necessidades e desafios da realidade, mas, este discipulado só ocorrerá se tiver tido uma verdadeira e autêntica Iniciação Cristã.

Pe. Pelegrino Rosa Neto -
Equipe Animação Bíblico Catequética diocesana


Assessores:

Pe Paulo Gil: Mistagogia na Catequese

Pe. Marcelo Delsim: Ano da Fé

Elenice Silva: Estpiritualidade do Catequista

Pe. Pelegrino Rosa Neto ( missa de abertura)