terça-feira, 25 de junho de 2013

Sulão de catequese, celebrando 25 anos de caminhada!



Acontecerá em São Leopoldo-RS, de 25 a 27 de outubro de 2013,  o  VIII Sulão de Catequese que, especialmente no ano de 2013, o Ano da Fé, ao celebrar 25 anos de caminhada e grandes reflexões catequéticas, passa a se estruturar como Sulão Bíblico-Catequético.

Atendendo ao apelo da Igreja no Brasil, os cinco regionais (Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4 e Oeste 1) envolvidos na organização e realização do Sulão, atentos à urgente e necessária Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, querem destacar a centralidade da Palavra de Deus e o protagonismo dos catequistas em toda ação catequética. Para isso, o tema geral escolhido para o evento e que serviu como inspiração para a realização deste evento é : 'CATEQUISTA, PROTAGONISTA DA FÉ, DO AMOR E DA ESPERANÇA'. Será feita uma abordagem sobre o protagonismo de catequistas que se reconhecem discípulos missionários, construtores de comunidades e comprometidos com uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã.

Esse VIII Sulão terá como objetivos: resgatar e celebrar a história dos 25 anos do sulão para reanimar a esperança na caminhada bíblico-catequética; destacar vias e modelos que inspirem o protagonismo de catequistas discípulos missionários para os novos tempos; contemplar a centralidade da Palavra, a comunhão na liturgia e o amor-caridade na Missão.

À luz da Palavra de Deus, renovamos nossa esperança na fidelidade dos catequistas que acompanham seus catequizandos no processo de iniciação de iniciação à vida cristã, apresentando-os a Jesus, que os despertam para o seguimento.

Vislumbram-se novos tempos para a Animação Bíblico-Catequética. Todo esforço será necessário para que ninguém fique de fora do compromisso de assumir efetivamente a missão de anunciar o Evangelho.

Dom Jacinto Bergmann
Arcebispo de Pelotas/Rs
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequético


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. A você que não tem uma conta google(gmail), escolha a opção anônimo, identificando-se no final do seu comentário.