quinta-feira, 21 de março de 2013

Domingo de Ramos: dia da Coleta Nacional da Solidariedade


Neste domingo, dia 24 de março, todas as dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebram o Domingo de Ramos e da Paixão, dia em que cristãos fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade/2013, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesanos de Solidariedade.
Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.
Em 2013, com o tema “Fraternidade e Juventude”, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete junto aos seus fiéis temas como a atual situação da Juventude em nosso país e os desafios a serem enfrentados. O objetivo geral da Campanha da Fraternidade deste ano é “acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz”.
Participe da Coleta Nacional da Solidariedade e contribua para a promoção e o apoio a projetos sociais de todo país e de nossa diocese. Desde já obrigado pela generosidade de todos/as. Com estima.
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC - Bispo Referencial AB-C Regional Sul 1

sexta-feira, 15 de março de 2013

Deus abençoe e guarde profusamente o ministério Petrino do Papa Francisco. Viva o Papa!



Em menos de dois dias saiu deste conclave de março/2013 mais um Papa para a Igreja Católica apostólica Romana. Escolheu por nome FRANCISCO. Diria que foi uma grata surpresa para todo o mundo, mas especialmente para todos nós latino-americanos, ver ser eleito um arcebispo com a experiência da Igreja presente na América do Sul, arcebispo de Buenos Aires, Argentina.

Através de suas palavras mostrou um pouco o que será seu modo de agir: “agora começamos este caminho, bispo e povo, um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, um pelo outro, por todo mundo, para que seja uma grande fraternidade. Desejo que esse caminho da Igreja que hoje começamos seja frutuoso para a evangelização desta bela cidade. Peço um favor a vocês: antes que o bispo abençoe o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe. Em silêncio, façam esta oração sobre mim”. Que belo exemplo do Papa Francisco quando se coloca nas mãos de Deus, pela oração de todo o povo.

Depois da bênção “Urbi et Orbi”, desejou um bom repouso a todos e ainda fez uma promessa: “amanhã, quero ir rezar para pedir a Nossa Senhora para que proteja toda Roma”. E assim o fez na missa que foi presidir na Igreja Santa Maria Maior, na manhã seguinte de sua eleição.

Unamos as preces de todos os nossos diocesanos pelo Papa Francisco, para que seu pastoreio seja fecundo, levando a todos a palavra do Evangelho e do Magistério da Igreja. Este é um momento tão belo para a Igreja do Brasil, da América Latina e também para a Igreja de todo o mundo. Deus abençoe e guarde profusamente o ministério Petrino do Papa Francisco. Viva o Papa!

Limeira, 14 de março de 2013.

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Referencial da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética – CNBB/Sul 1

quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam!


*Por padre Adriano Zandoná
Foi esse o grito, engasgado em milhares de gargantas, solenemente entoado nesta quarta-feira 13 de março, na cidade do Vaticano, Itália. Enfim, a Igreja não está mais órfã, ela recebe de Cristo, o Pastor dos pastores, um novo Pontífice, Franciscum, que prontamente conduzirá as ovelhas de seu imenso rebanho.
A figura do Papa evoca não apenas uma tradição longínqua, mas se estabelece como o fundamento de uma fé que remonta ao próprio Fundador do cristianismo (Jesus Cristo), que escolheu Pedro como o primeiro líder visível (o primeiro Papa) de sua Igreja: “Tú és Pedro e sobre essa pedra construirei a minha Igreja” (cf. Mt 16,18).
Esse é o Papa! O oficial sucessor de São Pedro, o grande condutor da barca que é a Igreja. Ele a conduzirá em meio às agitadas águas de nosso tempo, enfrentando inúmeras tempestades e desafios, com a missão de levar a todos os povos a mensagem de paz e esperança que é o próprio Cristo.
O bispo de Roma, como o próprio nome diz (do Latim “Papa”, que quer dizer pai), é o grande pai de toda a Igreja aqui na terra. Ele é a carinhosa voz de comando para a qual convergirão os milhões de corações católicos espalhados pelo mundo, que hoje celebram a anunciada finitude de sua orfandade.
Os católicos se alegram profundamente por ouvirem a voz de seu novo Sumo Pontífice, que terá a missão de “ligar o céu e a terra” (cf. Mt 16,19), e que os introduzirá nos caminhos da alegria eterna, anunciada pelos Evangelhos.
Seja bem-vindo Sua Santidade, seja muito bem vindo em meio à Igreja que o ama! Percorra as sinuosas estradas de nossos humanos corações e conduza-nos à fé que nos fará superar o mal, a violência e os absurdos de nosso tempo.
Queremos, com o Santo Padre, elevar a Deus todas as dores, os clamores e louvores de nosso tempo, assim tornando o mundo um lugar melhor e verdadeiramente mais humano.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Reuniões da Equipe de Coordenação para a Animação Bíblico-Catequética Regional CNBB/Sul 1 - 2013


12/03 - Reunião da Equipe executiva (Limeira - 08h30)

09/04 - Reunião da Equipe de Coordenação e Representantes das Sub-Regiões ( Limeira - 08h30)

* 14-16/ 05 - Encontro dos padres assessores diocesanos da Animação Bíblico-Catequética - Regional Sul 1 (Campos do Jordão)

03/06 - Reunião da Equipe de Coordenação e Representantes das Sub-Regiões ( Limeira - 8h30)

13/08 - Reunião da Equipe executiva (Limeira - 08h30).

10/09 - Reunião da Equipe de Coordenação e Representantes das Sub-Regiões (Limeira - 8h30).

27-28/09 - Assembleia Regional da Animação Bíblico-Catequética - Regional Sul 1 (Aparecida).

29/09 - Jornada Regional de Catequistas - Ano da Fé (Santuário de Aparecida - 10h00)

25-27/10 - VIII Sulão Bíblico-Catequético - São Leopoldo – RS.

12/11 - Reunião da Equipe de Coordenação e Representantes das Sub-Regiões (Limeira - 08h30).


* Foi preciso remarcar essa data (não foi possível encontrar casa para a data de 07-09 de maio)


Um abraço

Pe. Paulo Gil