domingo, 21 de julho de 2013

INFORMES SOBRE O VIII SULÃO DE CATEQUESE

ORAÇÃO DO Vlll SULÃO

Deus nosso Pai, nesta memória dos 25 anos do Sulão, agradecendo pela caminhada feita, te Pedimos de reanimar em todo o Povo de Deus a esperança, sinal da tua presença amorosa e estímulo para o nosso testemunho. 

A tua Palavra continue no centro da vida e da atividade da Igreja. Senhor Jesus, catequista do amor e da esperança, ensina-nos a sermos missionários come tu o foste na Palestina, dois mil anos atrás.

Estejam em nós as atitudes presentes no teu agir: misericórdia com os pecadores, procura dos excluídos, amor aos pobres, coragem da verdade, perseverança e confiança no Pai. 
Deus Espírito Santo, ilumina as nossas mentes para compreender o que significa seguir e anunciar Jesus no mundo de hoje. 

Dá-nos força para confortar os corações atribulados e animar todos com a esperança, que vem da certeza que "Ele está no meio de nós". Maria, nossa mãe, catequista do filho Jesus e primeira missionária, ajuda-nos a sermos perseverantes no anúncio e no testemunho do Evangelho, para que todos tenham vida e vida em plenitude. Amém. 

+ Dom Antonino Migliore, Bispo de Coxim/ MS

VIII SULÃO DE CATEQUESE

O VIII Sulão de Catequese será realizado de 25 a 27 de outubro de 2013 na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, quando comemoraremos 25 Anos de Sulão. Cada diocese poderá enviar até 2 representantes da catequese. 

O último Sulão, cuja tema foi "Encontramos o Senhor, Vem e vê! (Jo 1,41b 46c), foi realizado em São José do Rio Preto, SP, nos dias 19 a 21 de agosto de 2011, com a participação dos catequistas dos cinco regionais (Oeste 1- Mato Grosso do Sul, Sul 1- São Paulo, Sul 2- Paraná, Sul 3- Rio Grande do Sul, Sul 4- Santa Catarina

Atendendo ao apelo da Igreja no Brasil, os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4 e Oeste 1, realizarão o VIII Sulão de Catequese. O evento será realizado de 25 a 27 de outubro, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS), e também comemorará aos 25 anos de Sulão.

O objetivo do evento é resgatar e celebrar a história dos 25 anos do Sulão para reanimar a esperança na caminhada bíblico-catequética e destacar vias e modelos que inspirem o protagonismo de catequistas discípulos missionários para os novos tempos.

O tema geral escolhido para o evento é: “Catequista, protagonista da Fé, do amor e da esperança”, que sintetiza a vocação própria dos anunciadores da Palavra. Na oportunidade, haverá reflexões sobre a catequese e os catequistas que se reconhecem construtores de comunidades e comprometidos com uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã.

De acordo com presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, o Sulão é uma oportunidade para dar novo vigor aos catequistas. “À luz da Palavra de Deus, renovamos nossa esperança na fidelidade dos catequistas que acompanham seus catequizandos no processo de iniciação à vida cristã, apresentando-os a Jesus, que os despertam para o seguimento”.

O cartaz do evento tem um amplo significado. As tochas unidas, formam, juntas, uma única chama. E fazem recordar as palavras de Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda nas trevas” (Jo 8,12). Com essa afirmação de Jesus, os catequistas são convocados a iluminar o mundo, expressando os valores do evangelho: partilha, justiça e paz.
O último Sulão, cujo tema foi "Encontramos o Senhor, Vem e vê!” (Jo 1,41b 46c), foi realizado em São José do Rio Preto, SP, nos dias 19 a 21 de agosto de 2011, com a participação dos catequistas dos cinco regionais (Oeste 1- Mato Grosso do Sul, Sul 1- São Paulo, Sul 2- Paraná, Sul 3- Rio Grande do Sul, Sul 4- Santa Catarina).

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP